quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MEDO E SUPERAÇÃO

               Íntegra da entrevista concedida à revista Sentir bem.
 
SB: O medo é um sentimento intrínseco à natureza humana?

Mariuza: Sentir medo é natural e todas as pessoas sentem, num ou noutro momento de suas vidas. Sua existência é essencial porque quando sentimos medo nos colocamos em estado de alerta e uma descarga de adrenalina percorre nosso corpo, preparando-o para a melhor saída possível: lutar ou fugir diante de um perigo real. Essa é a função saudável do medo.

SB: O medo pode se manifestar em qualquer situação?

Mariuza: O medo se manifesta de formas variadas, em função das circunstâncias, do perfil psicológico, do tipo de vida que as pessoas levam, tipo de informações que acessam, local em que habitam, etc. É muito natural que sintamos medo diante do novo, que fiquemos ansiosos diante de uma situação que não dominamos. Quando se fala em medo, podemos pensar também nas variantes ansiedade, insegurança, fobias, bem como do medo real em relação à violência à nossa volta, etc.

SB: É possível deixar de ser medroso?

Mariuza: Sim. Todo mundo pode aprender a lidar com as situações que surgem ao longo de sua vida de uma forma saudável. A pessoa que está sofrendo muito, devido ao medo constante e/ou excessivo, deve procurar a ajuda de um psicólogo para entender o que é que a faz sentir-se assim, a conhecer seus mecanismos de defesa e a desenvolver seu potencial de criatividade e defesa. Durante o processo terapêutico, ela aprenderá a ver o medo como um amigo que chama sua atenção e ativa seus melhores recursos de enfrentamento às mais variadas situações.
 
SB: O que é o medo imaginário?

Mariuza: É aquele que ocorre pela ansiedade em relação a algo que possa vir a acontecer, mas que ainda não existe realmente. Quando alguém é ansioso demais, muito inseguro ou portador de uma auto-estima muito baixa, torna-se vulnerável a qualquer tipo de situação, mesmo aquelas que não oferecem perigo real. Passa a imaginar perigo onde ele não existe e a sofrer sem necessidade. Essas situações são complexas e precisam ser analisadas caso a caso porque, em geral, se referem a uma história de vida na qual foram construídas crenças disfuncionais acerca da própria capacidade de enfrentamento da pessoa.

SB: Muito se tem falado sobre o medo instaurado após os atentados de 11 de setembro. No seu ponto de vista: O que mudou, de fato, após essa data?

Mariuza: O 11 de setembro foi um terror, um marco negro para a sociedade norte-americana, acostumada a intervir agressivamente em terra alheia, sem ter experimentado seu sabor na própria pele. Uma tragédia, sem dúvida, em que muitos inocentes morreram ou ficaram incapacitados, mas nada muito diferente do que ocorre nos países que vivem em constante estado de conflito. O diferente, no episódio da tragédia do 11 de setembro, foi a constatação de que um

povo que até então acreditava estar além desse perigo, teve que enfrentá-lo também e reconhecer a própria vulnerabilidade.

SB: Quais são, sob a sua ótica, os principais anseios, temores e fantasmas do mundo moderno?

Mariuza: A possibilidade de terrorismo e violência descontrolados, a escassez de recursos naturais imprescindíveis à vida (como a água, por exemplo), o desequilíbrio ambiental e suas nefastas conseqüências (como a contaminação por produtos tóxicos, chuva ácida, superaquecimento global), a fome, o materialismo e o consumismo desenfreados, o altíssimo nível de controle de opinião da mídia sobre as pessoas, para citar alguns dos mais gritantes.
 
SB: Qual a diferença entre medo e fobia?

Mariuza: O medo pode ser específico ou difuso, real ou imaginário, de ocorrência circunstancial. A fobia é sempre um medo excessivo em relação a um objeto específico, como a agorafobia (medo de lugares amplos e cheios de gente), claustrofobia (medo e lugares fechados), medo do escuro, de serpentes, de aranha, de barata, de avião, etc.

SB: Medo de barata, medo de avião, medo de solidão, medo de traição, medo de perder o emprego, medo de que os desejos se realizem, medo de elevador, medo do escuro, medo da dor física... São tantos que poderíamos enumerar muitos outros além desses. E quem sente medo considera que o seu é maior e mais aterrorizante do que o do outro.

Como lidar com essas situações que, muitas vezes, nem são reais e pertencem ao imaginário?

Mariuza: Considero a psicoterapia o instrumento mais valioso para ajudar qualquer pessoa a controlar suaa ansiedade e adquirir o equilíbrio necessário para que sinta medo somente quando for necessário que o sinta. O portador do medo excessivo ou de uma fobia sente-se solitário e crê que seu medo o controla – o que, em muitas casos, realmente ocorre – passando a ter prejuízos em sua vida, que vão desde limitações no âmbito social quanto no desempenho de algumas profissões ou incapacidade de estabelecer um relacionamento íntimo. Essas pessoas precisam de ajuda e podem se beneficiar muito com o processo psicoterapêutico, cujo papel será levá-las a enfrentar suas dificuldades de forma gradual e sistemática até que adquiram o controle sobre si mesmos e deixem de estar à mercê de seu imaginário.

SB: O medo pode atrapalhar a ponto de "paralisar", por exemplo, a vida de uma pessoa?

Mariuza: Sim. Nos casos mais graves, a pessoa chega a isolar-se completamente, sentindo-se impedida de qualquer avanço rumo à socialização ou à realização de seus objetivos.

SB: Quais as ferramentas de que a Psicologia dispõe para o tratamento das causas do medo?

Mariuza: São várias as escolas psicológicas e, portanto, há diferentes abordagens e estratégias para se lidar com o medo. O que parece haver de comum entre elas é que a história de vida do cliente é a chave que elucidará como, onde e porque aquele medo específico se instalou. As abordagens mais mentalistas tenderão a focar a interpretação e a reconstrução da história de vida do cliente, como forma de oferecer-lhe os insights necessários para que desfaça as associações negativas ou disfuncionais que geram sofrimento. Abordagens mais focadas na supressão dos sintomas ensinarão estratégias de enfrentamento da fobia específica, fazendo acompanhamento sistemático da evolução do tratamento. Considero fundamental que o psicólogo esteja bem atualizado em relação às várias escolas psicológicas para que possa valer-se de recursos das várias abordagens existentes em função das necessidades de seu cliente.

_____________

Matéria publicada no site sentirbem.com, agosto 2006.

==============================================
Fontes:

WWW.mariuzapregnolato.com.br

MARIUZA PREGNOLATO

Psicologa clinica

CRP- SP 61530/0

==============================================
 

SINTOMAS; da Depressão e Suas Conseqüências

• ISOLAMENTO DO CONVÍVIO FAMILIAR - O isolamento ocorre porque há perda de parte da identidade e do interesse pelas outras pessoas. Este isolamento agrava ainda mais a doença e seus sintomas.

• DESINTERESSE PELAS ATIVIDADES NORMAIS - A pessoa quando está deprimida acredita que o seu desejo nunca será alcançado, por isso perde a busca pelo ideal, pelos objetivos e pelo amor próprio, havendo pouca ou nenhuma coisa que lhe desperte o interesse.

• PERDA DA AUTO-ESTIMA - O deprimido perde a autoconfiança, levando-o a um estado de auto depreciação. O sentimento de culpa é um estado doloroso, no qual a pessoa se vê como alguém que está quebrando uma regra, porém, manifesta-se de maneira hostil ou agressiva.

• CONCENTRAÇÃO DIMINUÍDA - O paciente perde o interesse, fica abatido e ansioso e tem dificuldade de interpretar o mundo à sua volta.

• INQUIETAÇÃO E HOSTILIDADE - Em alguns quadros o paciente fica inquieto, irritado e com comportamento agressivo. A apatia promove um atraso nas idéias e como conseqüência a pessoa se retrai socialmente, e seu estado fica confuso e tem dificuldade de tomar decisões.

• PERDA DE INTERESSE PELO TRABALHO - Quando a pessoa está deprimida costuma se ausentar do trabalho, muitas vezes, o motivo é a fraqueza ou a fadiga, e como conseqüência a atenção , a concentração e a produtividade diminuem.

• O APETITE É ALTERADO - Normalmente, há um quadro significativo de perda de apetite, em algumas situações o paciente chega ao extremo de se negar a comer. Entretanto, também é freqüente um aumento exagerado do apetite.

• DIMINUIÇÃO DO APETITE SEXUAL - Normalmente o deprimido perde o interesse e a satisfação sexual, que vêm também acompanhados da perda de esperança em relação ao futuro.

• CANSAÇO - O humor triste, o ânimo e a energia baixos levam o deprimido a um quadro de fadiga crônica, com diminuição da força e da atividade física.

• INSÔNIA - É um quadro comum e acompanhado de dores crônicas de cabeça ou de distúrbios gastrointestinais. O quadro também pode ser o inverso, um estado de sonolência permanente, com total apatia, cansaço e lentificação.

• IDÉIA DE SUICÍDIO - O baixo rendimento no trabalho ou na escola, a tristeza, as alterações da personalidade e do comportamento, a desesperança, a agressividade, a sensação de pânico e o fato de falar constantemente na morte, podem ser sinais indicativos dos risco de suicídio da pessoa deprimida. A intervenção deve ser imediata, tanto do ponto de vista psicoterápico como farmacológico.

_____________________________________________________
(*) Lúcia Helena S. De Cicco teve este seu trabalho publicado na revista "Saúde e Vida On-Line".



Depressão: Tudo o que Você Precisa Saber

                                                                                                              Lúcia Helena Salvetti De Cicco

.....Depressão é o nome que se dá a certos estados de sofrimento psíquico, que podem causar desordens no comportamento, na afetividade, no humor e na relação com o meio ambiente. Várias fatores são responsabilizados como causadores de depressão: hereditários, constitucionais, biológicos, psicológicos e sociais.

.....A depressão pode se manifestar de diferentes formas e, por isso, são inúmeros os sintomas que se envolvem e se associam para determinar o seu diagnóstico. Além disso, é uma doença que pode atingir pessoas de todas as idades, mesmo aqueles jovens em que a variação de humor, as crises emocionais e a rebeldia possam parecer normais para a idade.

.....É uma doença que apresenta sintomas de duração e gravidades importantes, podendo, inclusive, comprometer a pessoa que está deprimida a levar uma vida normal. Além do tratamento psicoterápico, há necessidade de se introduzir o tratamento farmacológico ou biológico.

.....O tratamento feito por psicólogos ou psiquiatras ou mesmo pelo médico da família é muito importante para o paciente compreender a doença e desenvolver formas de lidar com ela, mas a ajuda da família e dos amigos é muito mais importante na recuperação desse paciente. O tratamento é demorado e os resultados não são imediatos, por isso, é preciso der muita paciência e força de vontade.

Depressão, Gênero Feminimo

(*) Prof. Dr. Renato Sabbatini.....A depressão é um dos maiores problemas de saúde do mundo. De uma forma ou outra, cerca de 17% da população tem um ou mais episódios de depressão suficientemente grave durante sua vida. Para a maioria das pessoas, esses episódios são relacionados a algum acontecimento adverso, como a morte de uma pessoa próxima, a perda de um emprego, a falta temporária de perspectivas, o sofrimento com doenças crônicas, etc. São as chamadas depressões ocasionais, ou situacionais, e geralmente se corrigem sozinhas, com o tempo; ou com uma psicoterapia de apoio.

.....Entretanto, algumas pessoas têm depressões graves, verdadeiros distúrbios mentais, altamente debilitantes. Para essas pessoas,a depressão é um manto negro e pesado, que cobre e sufoca tudo, causando um sofrimento indescritível, uma diminuição enorme da auto-estima, do otimismo e da vontade de viver. Os estudos mostram que entre 2,5% a 6% da população pode sofrer depressões deste tipo.

.....Os psiquiatras sabem, hoje, que este tipo de depressão grave tem origem biológica, tendo sido detectadas numerosas alterações na bioquímica e até na anatomia do cérebro. Usando técnicas ultrasofisticadas de obtenção de imagens do cérebro, como a tomografia de emissão positrônica (PET), os pesquisadores são capazes praticamente de medir quantidades de determinadas substâncias químicas liberadas pelas nossas células cerebrais, chamadas de neurotransmissores. Esses estudos mostraram que os deprimidos graves têm um grande déficit de um neurotransmissor chamado serotonina, que está envolvido no controle das emoções.

Além disso, determinadas áreas do cérebro, como o giro cingular subgenual, que também faz parte dos circuitos cerebrais das emoções, apresentam uma diminuição de quase 50 % no número de células nervosas de um deprimido grave, em relação a uma pessoa normal. Assim, não é de se surpreender que a maioria dos medicamentos antidepressivos modernos, como o famoso Prozac, ajam efetivamente no cérebro através do aumento da serotonina; compensando o déficit que o deprimido grave tem.

.....Um fato intrigante a respeito da depressão, no entanto, é que a incidência é muito maior entre as mulheres do que entre os homens. Levantamentos epidemiológicos recentes, como um estudo feito na Itália com quase 1000 pessoas, e outro feito nos EUA, com mais de 8 mil pessoas, mostram que a depressão grave atinge quatro vezes mais mulheres do que homens, e que depressões ocasionais ou bipolares (alternância entre euforia e depressão), atingem duas vezes mais mulheres do que homens. Além disso, as mulheres têm uma maior duração da doença, apresentam maior número de sintomas, somatizam mais, e geralmente relatam depressões mais graves e difíceis de tratar. Um número muito maior de mulheres é internado em hospitais para tratar depressão do que homens também (quase cinco vezes mais).

.....Qual seria a causa desse fenômeno? Teria ele uma origem cultural e psicológica, ou também poderia ser explicada por fatores biológicos ?

.....Um dado interessante é que as mulheres são mais atingidas pela depressão na fase premenstrual (principalmente associada coma famosa tensão premenstrual, ou TPM) e no período antes da menopausa. Coincidentemente ou não, são fases em que os hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, diminuem muito seu nível sangüíneo. A terapia de reposição de estrogênio, que está sendo muito usada para compensar a diminuição natural causada pela menopausa, melhora, entre outra mostrou que a resposta de queda de serotonina ao estresse é muito maior nas mulheres).

.....O importante é que todas essas descobertas sirvam para progredir o tratamento da doença depressiva, e que tenhamos cuidado em não discriminar as mulheres por causa da maior incidência (existem empregadores que evitam contratar mulheres nas fases de idade consideradas mais problemáticas, como entre os 40 e 50 anos, e essa é mais uma diminuição de oportunidades de trabalho para uma minoria já bastante discriminada).
________________________________________________________________________________
(*) Dr. Renato Sabbatini é médico e professor e teve este seu trabalho publicado no Jornal Correio Popular de Campinas, 17/06/97 e na revista "Saúde e Vida On-Line".



 

O Que Fazer:

...Corrigir a predominância estrogênica (excesso de estrógenos) através de um creme com progesterona natural. A TPM geralmente está ligada ao estresse e, portanto, a altos níveis do hormônio cortisol. Como o cortisol compete com a progesterona na utilização dos mesmos receptores nas células, as doses de progesterona precisam ser mais elevadas. Nos primeiros dois meses, aplique a totalidade do pote ou bisnaga usual de 56 gramas. O Dr. John Lee recomenda neste caso ministrar a progesterona num crescendo, fazendo apenas uma aplicação ao deitar, aumentando para duas aplicações (pela manhã e ao deitar) e depois ir aumentando a quantidade de cada aplicação até acabar o creme no final do ciclo (ao redor do 28º dia). Nos meses seguintes, diminuir gradualmente as quantidades, à medida que os sintomas forem desaparecendo. O creme deve ser aplicado entre o 10º (ou 11º ou 12º) dia do ciclo menstrual até o 28º dia (conforme o ciclo de cada mulher), contando-se o dia de início da menstruação como 1º dia.

.....- Tomar diariamente suplementos multivitamínicos e multiminerais, contendo:

Zinco (10 mg)

Complexo B

Vitamina B6 (50 mg)

Vitamina C (500 a 1000 mg)

Magnésio (300 a 400 mg)

Vitamina E (400 UI)

.....- Seguir uma dieta baseada em hortaliças e verduras orgânicas, frescas e ricas em

fibras, assim como frutas, nozes e cereais integrais.

.....- Comer peixe duas vezes por semana.

.....- Tomar chá da raiz da bardana e/ou raiz de dente-de-leão.

.....- Tentar controlar o stress, para evitar níveis cronicamente elevados de cortisol.

.....- Fazer um pouco de exercício físico diariamente.

O Que Evitar:

.....- Pílulas anticoncepcionais.

.....- Terapia hormonal que use apenas estrogênio.

.....- As causas dos ciclos sem ovulação: Anticoncepcionais, stress crônico, esforço físico exagerado, pendências emocionais, talcos na área genital, produtos lácteos.

.....- Açúcar e carboidratos refinados.

.....- Gorduras hidrogenadas (margarinas) ou gorduras e óleos insaturados.

.....- Carne de gado ou frango criados em regime de confinamento (preferir o tipo orgânico, livre de hormônios, antibióticos e pesticidas).

.....- Todos os tipos de pesticidas.

.....- O stress crônico.

Mais informações:

.....- Livro What your doctor may not tell you about menopause, do Dr. John Lee, e co-autoria da Dra. Jesse Hanley.

Fonte: www.novatrh.net

A questão do estresse

A questão do estresse ...(Continuação da Matéria TPM)

Como sabemos, o estresse libera cortisol, um hormônio produzido principalmente pelas glândulas supra-renais, em resposta a sentimentos de medo, raiva, ou mesmo pelo sentimento de competição. Em excesso, o cortisol pode estimular sentimentos de raiva, irritabilidade e cólera. O cortisol é também liberado quando nos forçamos a trabalhar, sem descanso, dia após dia. Imagine o cortisol como um sistema reserva de energia (como aqueles usados quando falta luz) -- se você usar de forma contínua e na capacidade máxima, ele vai acabar se exaurindo e você ficará sem essa fonte de energia. Da mesma forma, você não pode depender do cortisol e das suas glândulas supra-renais para levá-la além dos seus limites físicos, do contrário chegará a um ponto em que terá seus órgãos esgotados e sofrerá de fadiga crônica.

.....Como o cortisol e a progesterona competem pelos mesmos receptores nas células, o cortisol prejudica a atividade da progesterona, preparando o terreno para uma predominância estrogênica. Níveis de cortisol cronicamente elevados podem ser causa direta da predominância estrogênica, com todos os sintomas característicos da TPM.

.....Altos níveis de cortisol podem também afetar o açúcar do sangue. O cortisol manda encher as células com glicose (açúcar do sangue). O fluxo inicial de glicose que chega às células pode fazer a gente se sentir ótimo, mas uns vinte minutos mais tarde, seu organismo vai estar lutando para conseguir mais glicose e você vai correr às prateleiras e remexer nas gavetas, em busca de um bombom ou um saquinho de batatinhas fritas para repor sua glicose e a sua energia. A maioria dessas calorias "vazias" será transformada em gordura e, se você mantiver esse padrão por um longo prazo, passará a brigar para manter o peso baixo e a energia alta.

.....Uma glicose flutuante cria um outro tipo de ciclo negativo de feedback, no qual altos níveis de açúcar do sangue estimulam a produção de adrenalina, a qual, por sua vez, estimula a produção de cortisol, o qual causa uma ânsia por calorias de rápida obtenção, e assim por diante.

.....O estresse também eleva o nível de um hormônio chamado prolactina, que é mais conhecido por ser o hormônio que estimula a produção de leite nos seios. Altos níveis de prolactina reduzem a produção de progesterona, que por sua vez estimula altos níveis de prolactina. Um bom exemplo do ciclo de feedback prolactina-progesterona é uma mulher no último trimestre de gravidez, que produz cerca de 300 miligramas de progesterona por dia, via placenta. Quando ocorre o parto, a abrupta queda de progesterona sinaliza o corpo para elevar os níveis de prolactina, que estimula a produção de leite nos seios. Dessa forma, os altos níveis de prolactina suprimem a progesterona, e os baixos níveis de progesterona podem, por sua vez, estimular a síntese de prolactina.

.....Outros fatores que podem elevar os níveis de prolactina incluem o hipotireoidismo, herpes zoster, estrogênio, anticoncepcionais orais, além de uma variedade de medicamentos, como o L-dopa, reserpina, as fenotiazinas (remédios antipsicóticos), os antidepressivos tricíclicos e, em menor escala, o medicamento anti-úlcera metoclopramida (Reglan), além de algumas drogas vendidas sem receita médica, como os bloqueadores de histamina usados no tratamento da azia, como a cimetidina (Tagamet) e a ranitidina (Zantac).

.....Você pode dar ao seu corpo toda a progesterona que ele precisa, mas se ela ainda estiver competindo com o cortisol e com a prolactina (em outra palavras, se você não gerenciar o estresse de forma mais eficaz), você ainda estará usando, pelo menos parcialmente, seu sistema reserva de energia. A progesterona pode propiciar um antídoto parcial aos altos níveis de cortisol e de prolactina (e os sintomas resultantes de TPM). Mas inevitavelmente você terá que trazer seu cortisol de volta ao normal.
 
                                           O lado emocional

.....Uma das razões porque freqüentemente a TPM não responde totalmente ao tratamento com hormônios naturais, suplementos vitamínicos e minerais, dieta adequada e exercícios físicos, é que existe nela um componente emocional, o qual possui um propósito subjacente e importante na vida da mulher. A Dra. Jesse Hanley tem trabalhado extensivamente com esse aspecto da TPM, pois acredita que sem ele não poderá ocorrer uma cura completa.

.....A Dra. Hanley trata a TPM, e toda a sua volatilidade emocional, como uma importante mestra e guia. Ela chama a TPM de "dádiva das deusas". Trata-se de uma fase na vida da mulher em que ela é particularmente sensível e tem acesso aos seus níveis mais profundos de conhecimento intuitivo. Esse conhecimento é geralmente repleto de dor em nossa cultura, por causa de todos os conflitos que a mulher tem com sentimentos, os quais não se espera que a mulher tenha. Não se concebe que a mulher tenha raiva. Dela não se espera nada que não seja doce, alimentador e educador, e isso cria um padrão de culpa e de emoções reprimidas naqueles períodos em que frustrações e raivas estão em ebulição.

.....Houve um tempo na História em que o sangue menstrual não era considerado sujo ou uma desgraça, mas sim tratado como sagrado e usado em rituais e para fertilizar os campos. A mulher menstruada era levada para um alojamento com suas irmãs, onde sua crescente sensibilidade e capacidade cíclica de penetrar no seu mais profundo conhecimento eram usadas para ajudar a guiar a tribo ou aldeia. Na Grécia antiga, as mulheres menstruadas eram consultadas como oráculos. Seus sonhos, pensamentos e opiniões eram altamente respeitados e levados seriamente em consideração.

.....Hoje, uma mulher sensível durante a menstruação é considerada um problema, alguém que deve ser temido e evitado. Na verdade em qualquer época do mês em que a mulher expresse raiva ou irritação, pode ser acusada de estar com TPM. Se ela tiver opiniões fortes, pode ser acusada de "castradora" ou de tentar comportar-se como homem, em vez de ser considerada talentosa e competente. No entanto, sensível também significa mais intuitiva, mais ligada, mais criativa, mais espontânea e mais imprevisível. Quando esse atributos são expressos e apreciados, primeiro e acima de tudo pela própria mulher, eles tendem a ser expressos numa forma mais positiva.

.....A TPM pode forçar a mulher a entender que ela tem limitações, e que essas limitações não são motivo de vergonha - devem ser motivo de honra. A mulher deve perceber por si mesma quando estiver sendo abusada, esfalfada, negligenciada, desconsiderada e não respeitada. Ela tem que saber que não é uma malvada simplesmente por não conseguir ficar em pé durante metade da noite com um filho doente, ir para o trabalho durante todo o dia seguinte e ser competente, e então voltar para casa e ser alegre, alimentadora, educadora e abnegada, enquanto cozinha, lava roupa e fica em pé metade da noite novamente.

.....Sentimentos que ficaram suprimidos durante todo o mês podem incendiar-se de forma desproporcional no período pré-menstrual. A mulher que se sente livre para expressar seus sentimentos e para implementar seu conhecimento intuitivo tem um melhor domínio de suas emoções no período pré-menstrual. Quando a mulher aprende a respeitar e a escutar seu próprio conhecimento intuitivo, ela está dando o primeiro passo para curar a si mesma.

.....Reconhecer e apreciar a maior sensibilidade do período pré-menstrual da mulher é uma questão fundamental e que afeta de modo global o seu bem-estar e a sua saúde física, mental e emocional. Por isso é tão contraproducente, e às vezes destrutivo, uma mulher entrar no consultório de um médico tradicional com queixas emocionais resultantes de TPM. Se antidepressivos não resolverem o problema, ela será rotulada de "desequilibrada", e isso resulta em mais atitudes "desequilibradas".

.....Com um pouco de investigação, criatividade e disposição para registrar tudo o que funciona e o que não funciona, a TPM pode geralmente ser harmonizada dentro de poucos meses. Se você conseguir um profissional compreensivo e esclarecido, para trabalhar em parceria com você e ajudá-la a monitorar o seu progresso, ótimo. Caso contrário, você possui todas as ferramentas e recursos para curar e equilibrar a si mesma.

Continua....

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Controle da TPM (Síndrome da Tensão Pré-Menstrual)

(Síndrome da Tensão Pré-Menstrual)



.....A síndrome da tensão pré-menstrual (TPM) é, de longe, a queixa mais comum entre mulheres que ainda não chegaram na menopausa. Estima-se que a TPM ocorra de forma severa em 2,5 a 5 por cento, e de forma mais branda em cerca de 33 por cento das mulheres. A TPM foi descrita pela primeira vez em 1931 como "um estado de tensão insuportável", uma descrição que pode ser bem entendida pela maioria das mulheres. Algumas já têm TPM a partir da época em que começam a menstruar, mas para a maioria o problema se inicia em meados dos 30 anos de idade e vai ficando cada vez pior como o passar do tempo.

.....Embora seja possível enumerar dezenas de sintomas para a TPM, os mais comuns são o inchaço, a retenção de líquidos (com conseqüente aumento de peso), seios doloridos e com granulosidades, dores de cabeça, cólicas, fadiga, irritabilidade, flutuações no estado de humor e ansiedade. Em mulheres com TPM violenta, a irritabilidade e as mudanças de humor podem transformar-se em verdadeiras explosões de cólera e raiva. Por definição, os sintomas da TPM ocorrem nas duas semanas que precedem a menstruação, mas às vezes podem continuar por alguns dias durante o período menstrual.

.....É bom que se diga logo que não existe solução "mágica" para a TPM. Um pouco de progesterona pode ajudar muito, e em alguns casos isso pode até resolver o problema, por neutralizar os efeitos do estrogênio ambiental e dos ciclos anovulatórios. Mas a TPM é um problema composto de muitos fatores, que precisam ser tratados tanto no nível físico quanto no âmbito emocional.

.....O estresse está quase sempre presente na TPM. O estresse eleva os níveis de cortisol, o qual impede que a progesterona chegue aos seus receptores. Assim, níveis normais de progesterona não significam que a suplementação não seja necessária. Uma quantidade extra de progesterona é necessária para superar o bloqueio de seus receptores pelo cortisol. Quando a mulher descobre que já consegue controlar sua TPM, isso lhe ajudará a controlar melhor o estresse. Nesse ponto, níveis mais baixos de progesterona voltam a funcionar normalmente.

.....Por muitos anos pensou-se que, como os sintomas da TPM ocorrem quando os níveis de progesterona se encontram relativamente elevados, era a progesterona que causava a TPM. Teoricamente, esses sintomas tanto podem estar relacionados a altos níveis de progesterona quanto a uma deficiência de progesterona (predominância estrogênica).

Porém, seria improvável que níveis altos de progesterona fossem a causa, pois durante a gravidez esses níveis são de dez a vinte mais elevados que a média da metade do ciclo menstrual, sem que ocorram sintomas similares aos da TPM. É mais provável que se trate de uma deficiência de progesterona (predominância estrogênica), pois muitos sintomas da TPM são correlatos aos sintomas da predominância estrogênica - principalmente a retenção de líquidos, seios inchados, dores de cabeça, alterações no humor, perda da libido e padrões insatisfatórios de sono.

.....A resposta da mulher ao seu próprio ciclo hormonal é extremamente individual, sendo essa uma das razões de ser tão difícil se identificar as causas da TPM. Níveis de estrogênio que causam inchaço e ansiedade numa determinada mulher podem não ter qualquer efeito noutra mulher. Pílulas anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal (TRH) causam uma infinidade de efeitos colaterais em muitas mulheres (inclusive TPM), ao passo que outras mulheres dizem que se sentem ótimas. Por isso é tão importante você aprender a conhecer seu próprio corpo e seus próprios sintomas, e não permitir que lhe digam que você tem apenas um "problema emocional", ou que só precisa de antidepressivos ou tranqüilizantes.

.....As primeiras tentativas de usar progesterona para tratar sintomas da TPM foram apenas parcialmente bem-sucedidas. Altas doses de progesterona, via vaginal ou via supositório, utilizadas pioneiramente pela médica e pesquisadora inglesa Katherina Dalton, apresentaram algum sucesso, mas os resultados não foram constantes. Hoje sabemos que altas doses de progesterona causam a formação de metabólitos (subprodutos) no fígado que não são progesterona, que inibem a progesterona em nível de receptores, e que podem causar efeitos colaterais indesejáveis ou bloquear os efeitos da progesterona. A progesterona oral (em forma de pílula), ministrada em altas doses de 100 a 300 miligramas, podem ter o mesmo infeliz efeito (a progesterona oral precisa ser prescrita em doses muito elevadas porque o fígado imediatamente desfaz-se de cerca de 90 por cento dela).

.....Mesmo com as limitações e desvantagens das altas doses de progesterona oral, o Dr. Joel T. Hargrove, da Escola de Medicina da Universidade de Vanderbilt, publicou resultados indicando taxas de 90 por cento de sucesso no tratamento da TPM com doses orais de progesterona natural micronizada.

.....Um dos equívocos dos médicos que tentam tratar a TPM com progesterona é pensar que progestina sintética é a mesma coisa que progesterona. Dar progestinas a uma mulher com TPM é o mesmo que jogar gasolina no fogo - para a maioria das mulheres, isso só vai tornar os sintomas dramaticamente piores.

.....O creme de progesterona, usado em doses de 15 a 30 miligramas por dia durante duas semanas por mês, apresenta uma alta taxa de sucesso no tratamento dos sintomas da TPM. Segundo a médica norte-americana Jesse Hanley, algumas mulheres com muita deficiência podem precisar usar até 100 mg duas vezes ao dia, durante um ou dois meses, e então ir gradualmente reduzindo a dose. O simples uso da progesterona geralmente elimina a TPM. Mas combinar progesterona com uma dieta adequada e controle do estresse é uma excelente estratégia.

Continuação, Clique para continuar a matéria  A questão do stress

terça-feira, 19 de outubro de 2010

TENHA CONFIANÇA EM SI PRÓPRIO!

Tenha confiança em si PRÓPRIO!

A falta de confiança em si está na origem de imensos danos. Pode gerar medo, travar as suas relações afetivas, dar-lhe insônias, perturbar a sua digestão, minimizar o rendimento profissional, enfim, estragar toda a sua vida!

No entanto, a menos que seja quase sobre-humano cada um de nós tem efetivamente o seu ponto fraco. É raro encontrar pessoas cuja segurança seja total em todos os aspectos. Ou então, trata-se de pessoas que dissimulam bem.

A confiança é essencial para conquistar e manter a felicidade e o equilíbrio psíquico. A sua falta de confiança não é uma fatalidade.
 
Como ter mais segurança em si próprio

Comece por determinar qual o aspecto da sua vida que revela maior falta de confiança em si próprio. É possível que este problema seja generalizado; porém, na maioria dos casos, atinge sobretudo um elemento específico, quer se trate do trabalho, das relações afetiva, da escolaridade ou das relações com o sexo oposto.

Quando souber exatamente sobre que ponto dirigir a sua reprogramação, dedique todos os dias alguns minutos aos seus exercícios.

Exercício “quadro preto e quadro branco”

Mais uma vez, esta técnica muito simples vai ajudá-lo. Proceda da maneira habitual, que agora já deve conhecer perfeitamente. No quadro preto, escreva os pensamentos negativos, da forma mais concisa possível. Não tenha medo de dizer a verdade! Mais ninguém vai ver os seus quadros. Não hesite em abrir as portas que mantinha pudicamente fechadas até agora. Explore a sua mente. Vá até ao fim da sua pesquisa.

Por exemplo, se a sua falta de confiança se traduzir, sobretudo nas suas relações com o sexo oposto, vai escrever no quadro pretos pensamentos tais como: “Fui rejeitado uma vez e tenho medo de voltar a sê-lo”, “Sou demasiado orgulhoso para suportar a rejeição”, “Não sou fisicamente atraente”, “Tenho medo de sofrer de impotência passageira”, etc.. É essencial que seja franco consigo próprio e que não dissimule nenhum dos seus motivos secretos.

Após ter lido e relido com desaprovação estas frases e ter destruído o quadro preto, escreva os pensamentos contrários no seu quadro branco.

Para retomar o nosso exemplo, poderá escrever: “Mesmo tendo sido rejeitado uma vez, isso não significa nada”, “Não tenho motivos para ter vergonha do meu físico”, “Não tenho nenhum motivo para sofrer de impotência”, etc..

Utilize o método dos três meses para reforçar os dados adquiridos.

Exercício de dinamização

Outro exercício particularmente eficaz consiste em evocar o seu subconsciente após tê-lo preenchido completamente de energia psíquica.

−Dirija-se ao seu santuário.

−Imagine agora uma esfera de luz dourada sobre a sua cabeça.

Ela desce e envolve-o como uma áurea. Protege-o enquanto o enche de uma energia maravilhosa.

−Quando estiver completamente envolvido pela luz dourada, fale ao seu subconsciente com frases curtas e diretas. Por exemplo:

−Tenho confiança em mim.

−A cada dia que passa a minha confiança aumenta.

−Estou à altura.

−Sou EU.

−Gosto de mim tal como sou.

−Sou digno de mim próprio.

Agora, formule instruções mais específicas sobre o elemento da sua vida que pretende manter mais confiante. Por exemplo:

−Sou competente.

−Trabalho bem.

−Confio na minha competência.

−Tenho êxito, etc.

−Em seguida, imagine que a luz dourada se desvanece a pouco e pouco. Você está no seu santuário, respirando ar puro.

Este exercício é simultaneamente relaxante e dinamizador. É, portanto muito positivo e dá-lhe, para, além disso, um profundo bem-estar.

Um forte abraço


Willian Ricardo

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reavalie os Seus Pensamentos!

PENSE, REFLITA E ANALISE:
Você é fruto das suas escolhas, dos seus pensamentos, das suas atitudes...



Gostaria de compartilhar com vocês um exercício extraído do grande mestre Neville Goddard em uma conferencia que ele fez em 1954, intitulada “The Prunning Shears of Revision”. Esse exercício está tendo um efeito profundo em minha vida Neville recomenda que ao final de cada dia, antes do dormir, você pende nos acontecimentos do período. S algum acontecimento ou momento não foi como você queria, repita em sua mente de um modo o emocione.

Recriando esses acontecimentos em sua mente exatamente como gostaria você está limpando a sua freqüência daquele dia e emitindo um novo sinal e uma nova freqüência para amanhã. Você intencionalmente criou novas imagens para seu futuro. Nunca é tarde demais para mudar as imagens.

O que acontece quando não usamos a gratidão de forma exata...

Por Dr. JOE VITALE.

Assim que você começa a se sentir diferente em função do que já tem, começa a atrair mais coisas boas. Mais coisas pelas quais ser grato. Você pode olhar ao redor e dizer: “Bem, eu não tenho o carro que quero. Eu não tenho a casa que quero. Eu não tenho a esposa que quero. Eu não tenho a saúde que quero”. Opa! Chega, Chega! Todas essas são as coisas que você não quer.

Se concentre no que tem e pelo o que é grato. Você pode ser grato pelo fato de ter a visão perfeita e pode estar lendo isso. Pode ser grato pelas roupas que você tem. Sim, você pode preferir outra coisa e pode conseguir outra coisa logo, se começar a se sentir grato pelo que tem.

“Muitas pessoas que organizam a sua vida corretamente em outros campos são mantidas na pobreza por sua falta de gratidão.”

                                                        Por Wallace Wattles(Autor do livro, “Ciência de ficar Rico”.


Uma boa sorte a todos e um ótimo dia.

Willian Ricardo

*Texto extraído do livro “O Segredo”. Paginas de exercícios poderosos Nº 73. Pesquisa por Willian Ricardo do site WWW.fabricadosmilionarios.com.br/makolle  
*******************************************************************************

#Você deve se interessar também por outros artigos:









































sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Comentários dos Afiliados do RENDA AGORA


Comentarios to “Como importar da China – Dealextreme”


******************************************************

ricardopesan says:

January 28, 2010 at 10:21 pm

 


Fernando estou a uns dias lendo seus email e acredite eu confio no que tenho lido e visto.ainda naõ adquiri o programa mas vou adquirilo com certeza nos proximos dias e creio que tbm farei parte desse grupo de vencedores.Um grande abraço e apropósito vou me cadastrar no grupo de super afiliados e começar a ganhar dinheiro assim como vc e os demais.UM forte abraço e que Deus lhe abençoe sempre
***********************************************************
Raimundo jose says:
January 28, 2010 at 10:34 pm



muito bom. estou satisfeito em ver todos os videos que voce manda, estou estudando tudo com muita atnção,pois não sou mais um jovem e mexo nisso sosinho, já fiz o blog e estou estudando a construção do mine site espero em breve estar fazendo negocios como voce faz. abraços e bons negocios
******************************************************

WIDERLEY says:
January 28, 2010 at 10:44 pm



gostei, sou novo no negocio,ainda durmo em cima do teclado, estou estudando, mande-me mais dicas de como importar. muito obrigado!!
 Oseias Nepomuceno says:
******************************************************

January 28, 2010 at 10:51 pm



O Fernando Augusto, cara vc é brilhante , por favor sempre compartilhe de suas idéias e novidade que tiver para comigo ok , ficarei sempre ansioso esperando um email teu, e querendo e me esforçando para atingir ou mais o teu suceesso tbm , um grande abraço



Como Funciona o Programa RENDA AGORA

Veja o vídeo abaixo e entende como funciona o programa RENDA AGORA!


obs: caso o vídeo não carregue, seu PC precisa de codec para arquivos MOV do Quick Time:


http://www.baixaki.com.br/download/3ivx-d4.htm

ou

http://www.baixaki.com.br/download/universal-media-player.htm

acesse agora mesmo e veja nossos depoimentos

Sucesso
Willian Ricardo


O que é Marketing de Afiliados? – Guia Básico Iniciante

O que é Marketing de Afiliados? – Guia Básico Iniciante

marketing-afiliadosMarketing de Afiliados ou em Inglês Affiliate Marketing é uma maneira inteligente de se ganhar dinheiro promovendo ( divulgando ) o produto de outras companhias em troca de uma generosa comissão por cada venda do produto que é gerada.

As pessoas que promovem esses produtos são chamadas de “Afiliados” , “ Parceiros” ou “Associados” em fim o nome não importa. Muitos desses afiliados promovem os produtos nos seus próprios Websites ou Blogs ou enviam para sua lista de e-mails o que é extremamente inteligente pois você já tem uma credibilidade com essa lista, portanto o que você indicar para ela possivelmente uma porcentagem alta de pessoas que receberão o seu email comprarão aquilo que você está indicando. Basicamente você não precisa se prender a somente esses métodos de divulgação. Aonde você colocar o seu Link Personalizado de Afiliado se tornará um canal de promoção e divulgação para o programa que você se inscreveu. Solte a sua Imaginação o céu é o limite.



afiliados-marketingMarketing de afiliados não é Pirâmide, pelo amor de Deus não confunda… Não tem absolutamente nada a ver.

1º Porque pirâmide é algo ilegal.

2º Você não comercializa nenhum produto ou serviço. O Marketing de Afiliados é algo Absolutamente LEGAL e ALTAMENTE LUCRATIVO. Não é a toa que as maiores empresas mundiais tem um sistema de afiliados: Amazon.com, Dell, etc… no Brasil temos Americanas.com, Buscape.com.br, Submarino.com.br e etc… Ou seja já está mais do que provado de que um sistema de afiliados funciona e já é utilizado pelos Gigantes Corporativos a anos.

Programas de Afiliados são procurados por pessoas que desejam ganhar um dinheiro rápido e fácil, mas não tem condições de criar um SITE, criar um Produto, Criar toda uma estrutura de vendas e Acompanhamento… É um sistema inteligente aonde você só precisa indicar e divulgar o seu Link Personalizado e não se preocupar com mais nada. Um Excelente programa de afiliados deve conter uma área administrativa com muitas ferramentas de divulgação e o Afiliado deve ter todo suporte necessário para divulgar o seu Link Personalizado. É um potencial de ganhos realmente muito expressivo. E tudo isso pode ser feito a partir de casa.

chave_para_o_sucessoQuando se fala em Marketing de Afiliados estamos automaticamente falando a respeito algumas coisas:

•Encontrar um ótimo produto para se promover

•Ter um site ou Blog para divulgar a longo prazo

•Pesquisa de mercado para saber qual é a tendência do momento.

•SEO – Search Engine Optimization: Traduzindo – colocar seu site ou blog para ser otimizado e aparecer nos primeiros rankings de busca com isso gerar alto retorno sem nenhum investimento em propaganda.

•Criar meios para Promover o Produto da empresa que você é Afiliado

•Estratégias na Redes Sociais, Orkut, Twitter, HI5 etc…

•Marketing no E-mail

•Pay-per-click Marketing – Anúncios no Google Adwords

•Criar conteúdo para o seu site ou blog e para sua carta de e-mail ( newsletter)

•Manter-se motivado e permanecer motivado

•Ganhar dinheiro por colocar banners em seu site

O Sistema de Super Afiliados do RendaAgora.com lhe ensinará todos esses aspectos acima, passo a passo mesmo que você seja leigo no assunto. Você poderá sair do estágio de “leigo” para Super Afiliado em pouquíssimo tempo e literalmente ganhar muito dinheiro sem investir 1 único centavo sequer. E o melhor de tudo é GRÁTIS.


ganhar dinheiro

Tudo que você precisa fazer é clicar aqui para ganhar acesso imediato a Área Privada de Super Afiliados! Nada mal heim ?


Quer Ganhar Dinheiro na Internet!